a magia das cores

a magia das cores
Flôr Noturna

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Uma História Deslumbrante desde a ficção até a nossa humanidade




Desde que me conheço por educador, a procura de novos horizontes para a educação, emociono-me por ver determinadas séries. As séries, tal como os contos maravilhosos, transportam-nos para novos tempos, novos horizontes e novos lugares. As séries de ficção cientifica, são as minhas preferidas, pois para além do imaginário, também retrata  uma realidade que não esta tão distante assim. Uns podem dizer que é ficção, para mim será apenas um breve momento de reflexão, um pequeno passo para uma futura realidade... desfrutem o universo, no olhar, passos e palavras de um mestre da ficção: Carl Sagan. Boa viagem!!!




Quem tiver a curiosidade, o interesse ou mesmo se gostaram do primeiro episódio, podem ver mais alguns capítulos dessa serie impressionante que vai para além do mundo da nossa imaginação. Aqui fica o link para os novos exploradores do Cosmos Serie Cosmos De Carl Sagan

Exercício de Sinopse nas aulas de Pedagogia


Dos livros: da imaginação à criação. As sinopses podem ajudar muito a escolher o livro certo. Essa escrita traz bons contributos para belos momentos de leitura. Agora é só escolher o melhor...








Um exercício interessante, feito na aula de Português. A partir de livros didácticos, elaboramos pequenas ilustrações e respectivas sinopses. 


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sobre a educação para inclusão....

Vamos falar de inclusão...

Quando nascemos, até o fim da nossa existência, somos todos iguais. Numa sociedade mediática, massificada pela comunicação, tudo que é diferente chama a nossa atenção. Devemos nos abster desse senso comum em que a diferença, por vezes causa uma certa estranheza. Somos todos iguais, perante a sociedade, temos os mesmos direitos e deveres, tanto políticos como sociais. Devemos encorajar cada vez mais a educação para inclusão, pois é nosso dever enquanto pedagogo(a) de não excluir ninguém, todos temos direito a ser diferente, todos temos direito a viver as nossas diferenças. Na educação não é diferente, cabe a nos elevar essa máxima, fazer com que ela tome sentido, pois pouco importa se somos de cores diferentes, pessoas diferentes, aptidões diferentes, credos diferentes, religiões diferentes, todos merecem respeito e todos merecem carinho. A educação para inclusão é justamente isso, brindar as diferenças, brindarmos a amizade, as alegrias, a fraternidade, a solidariedade, a justiça e acima de tudo a igualdade. Sejamos diferentes, assumamos a nossa diferença, mas acima de tudo, brindemos a inclusão da diferença através dos olhos atentos da educação.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

BOB O TREM FOI AO SÍTIO | Bob, Farm Song


Vamos ver as aventuras de BOB o trem!!!


A flor noturna, um conto imaginário, um conto de inclusão!!



Como uma flor pode mudar os nossos pensamentos....

Há muito e muito tempo, nas terras do aquém e do além, existia um jardim encantado. Um jardim belíssimo, como nunca tinha sido visto em lado nenhum. Num canto desse jardim encantado, existia uma flor, rara, bela, explendorosa, cheia de vida, mas ela padecia de um mal, só podia ser vista durante a noite. A flor começava a florescer no final da tarde, abria-se completamente a meia noite e murchava nos primeiros raios da alvorada. Essa flor era bela, branca como a neve, irradiava muita luz, mostrando-se sobretudo aos viajantes que procuravam a sua claridade para se guiar. Hoje tenho-a no jardim de  minha mãe. Para mim, a sua representatividade é a esperança, pois ao abrir eu sei lá no fundo que a noite foi maravilhosa e que um belo dia virá com o inicio da alvorada.


terça-feira, 5 de abril de 2016

CONVIVÊNCIA

Para podermos conviver, temos que respeitar as diferenças!!






Outros videos interessantes para refletir...


A ilha

Tolerância

Cuidados com o livro


O livro é um dos nossos amigos fundamentais, devemos cuidar dele!


O amor e o tempo...


Uma breve reflexão!!!


Hoje enviaram-me uma bela mensagem. Falavam sobre o amor, a amizade e o Tempo. O amor é a nossa eterna busca. Aquilo que nos move e faz movimentar o mundo. Nossa eterna busca de companhia no sentido de amenizar um pouco as nossas tristezas. O Tempo este, nunca conseguimos domina-lo totalmente. Por vezes ele passa sem darmos conta disso. Procuramos sempre o que não podemos encontrar, por vezes intensamente, outras vezes lentamente. Enfim, o tempo não para. O tempo leva-nos a percorrer caminhos indistintos. Caminhos que nem mesmo nós compreendemos que estamos a percorrer. Só distinguimos o caminho quando lá chegamos. A amizade é aquela que nos movimenta. Nos leva a procurar novas perspectivas e novos horizontes. Enfim, a amizade é aquilo que realmente damos valor. Que valorizamos na nossa vida. Estes três factores conjugados, o tempo, a amizade e o amor, faz-nos movimentar. Movemo-nos em função dele. Procuramos por todos os cantos, desde a hora que acordamos até a hora que vamos nos deitar. Enfim, esta é a nossa eterna procura... do amor, da amizade e de como podemos gerir mais e melhor o nosso tempo. Enfim, o que o tempo não dirá de nós próprios.

Os diferentes sentidos da educação...


Sobre a educação...

Por vezes pensamos na educação metaforicamente como uma estrada de sentido único. Alguns pedagogos pensam nessa estrada como uma estrada de duplo sentido, onde todos os processos juntos podem nos levar a algum lugar. Esta dualidade de sentido termina por nos mostrar que a educação é algo frágil, tem que ser pensada, melhorada, ampliada, testada e posteriormente aplicada na sua mais plena forma. A educação na minha opinião é o momento de valorização de todo um trabalho de conjunto, onde todas as partes estão comunicantes entre si. Termina por ser uma estrada de duplo sentido, onde todos podemos participar, todos podemos dar o nosso contributo, podemos aprender, podemos conjugar esforço para chegar ao bem comum que é a própria educação. Essa estrada de duplo sentido não esgota o seu sentido no trabalho feito, pelo contrário, ela necessita de sucessiva manutenção, para que nenhum carro, nenhuma família, ou nenhum aluno fique pelo meio, preso na sua avaria. Daí a necessidade de conjugar esforços para que a Educação seja inclusiva, seja uma educação que inclui a arte do saber, como a arte de ensinar, uma trajetória para todos!! Bem vindos ao mundo da inclusão pedagógica para a educação.